Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Cervantes, localizada no Centro Histórico da Cidade de Morelia, Michoacán, era uma casa praticamente em ruínas, que não apresentava condições viáveis para uma restauração. Portanto, o cliente optou por sua demolição e utilização dos 97 metros quadrados de terreno para abrigar um amplo programa arquitetônico. Um dos principais pedidos do cliente era que o espaço público fosse confortável termicamente, amplo e com iluminação suficiente. Com uma frente de 5,50m, este pedido foi atendido a partir da concepção de um espaço público de pé-direito duplo, permitindo maior entrada de ventilação e iluminação natural ao quarto, cozinha e sala de jantar.
Quanto aos três quartos solicitados, cada um possui um closet e banheiro completo. O demanda por ventilação e iluminação natural foi alcançada graças a cubos de luz com vasos de bambu, vegetação escolhida devido a sua característica natural de crescer de forma acelerada e vertical e, assim, atuar como um jardim para o último andar.
Uma parte essencial do projeto era o cotidiano dos usuários e, portanto, sua convivência na parte interna da casa. Por isso, a cobertura foi usada como um terraço, com uma área externa e outra coberta por uma pérgola.
A fachada respeitou a linguagem arquitetônica da edificação predecessora, mantendo a integração com seu entorno. A Casa Cervantes é o lar perfeito para quem gosta do Centro Histórico de Morelia, contando com serviços e comodidades a poucos passos de distância.